top of page

Presentes na vida / Sensíveis Ao Divino




Deus está presente na nossa incompletude, nos nossos momentos de incompreensão. Ele está presente em nossas trevas e naquelas que por vezes se estendem sobre nós. Ele está presente em nossas falhas, nas fissuras que ferem nossa alma. Ele está presente em mim, em você e na razão daquilo pelo qual não desistimos!


Acredito hoje, que estar em Deus não é estar em constante equilíbrio, na ausência de tribulações. Ele está em todos os momentos, sem dúvida, mas foi e é nas tempestades que sinto sua presença maior! Não há como passar por uma tarde de tempestade ileso! Não há como não perceber o dia descendo lá fora e aqui dentro. Não há como não sentir diante das tempestades o abalo da natureza!


Eu já passei desapercebida por dias azuis e noites silenciosas... E você? Será que foi assim com você também? Nós passamos desapercebidos pela calmaria para valorizá-la diante das tempestades. Estranho não é mesmo? Mas não devemos também viver pensado em possíveis tempestades, não é isso. Temos que viver o momento que se faz presente! Todo ele tem sua glória, sua carga de sentimento que nos torna seres humanos mais fortes e ao mesmo tempo mais sensíveis a presença do Divino.

É nas tempestades e nos dias oscilantes que nos deparamos com o sagrado. São nas intempéries dos dias que enxergamos no céu sobre nós, as possibilidades de diferentes realidades. Nada é pra sempre! E eu não digo isso com tristeza, mas na alegria de saber que, para todos, toda escuridão e tormenta passará! Mas e as alegrias que queremos que durem para sempre? Os momentos únicos de nossa vida? E os momentos sublimes que quase nem podemos acreditar que vivemos? E as pessoas que amamos e dão sentido a nossa vida? Se eu dissesse que tudo isso passa também, vocês acreditariam? Não, não é? Parariam de ler-me neste momento. Bom e se eu acreditasse nisso, certamente não estaria aqui escrevendo, sobre tudo o que me mantêm e dá sentido a minha vida.


A Presença Divina está em tudo e mesmo nos tempos ruins. Então as coisas ruins passam e as boas nunca passarão? Mas os dias azuis e os dias de escuridão? Uns passam e outros não? E como oscilamos então de um para o outro? Como num minuto tudo está tão claro e depois se faz escuro? Como num dia há presenças e em outro, ausências?

Eu ainda falo como uma criança que não sabe precisar bem o início e o fim das conversas...mas uma coisa é certa: enquanto estivermos vivos tudo pode acabar ou se manter dependendo da forma como sentimos. Dependendo de quanto sentimento colocamos em tudo! Sabe gente, eu acredito que o eterno, está na forma como nos fazemos presentes nessa vida! Se no meio das tempestades eu for tempestade, for inundação, represa rompida...a tempestade vai demorar a passar. Se no meio de um dia lindo azul eu for treva, escuridão, dificilmente sequer conseguirei distinguir um dia do outro...ou até mesmo céu azul de noites escuras.


Quantas vezes passamos desapercebidos pela vida? E achamos que está tudo bem porque não há "instabilidade". Comemos, dormimos, pagamos contas, trabalhamos, beijamos o filho na hora de dormir e quando deixamos na escola e pronto. Vamos fazendo tudo do mesmo jeito outra vez, outra vez. E vamos nos ausentando dos outros, dos lugares favoritos, de nós mesmos. Vamos nos ausentando do Divino. E eu não estou dizendo que Ele não está nessas coisas, Ele está sem dúvida! Mas você percebeu isso hoje? Ou em vez de despertar, segurar seu filho no braço e beijar olhando aquela criança linda com sorriso nos olhos, você somente acordou e se repetiu?

O mundo anda carente de você! Você já pensou nisso antes de cobrar amor ao mundo? O mundo anda carente da sua presença! Você já pensou nisso antes de cobrar a presença do mundo para seus momentos incríveis? Seus lugares favoritos estão carentes da sua visita! Você já pensou nisso quando passa por eles desapercebido(a)?? O mundo anda vazio de humanidade gente!


E nisso está o desequilíbrio das coisas!!


Então, convido você hoje diante das suas tempestades, suas tormentas ou do céu azul que lhe recobre, a não passar somente por tudo, mas se manter e estar! Estar presente em todos os momentos percebendo a presença do Criador em tudo e estando presente com Ele. Porque não podemos pedir a Deus para estar presente conosco, onde nem sequer estamos. Presença efetiva em tudo para o bem comum, para o nosso bem.


Desejo que quando você chegar em casa hoje, você lembre de mim e disso que lhe falo, quando você resolver sentar com a sua família, ou consigo e escolher estar somente aí! Perceba apenas o movimento das coisas, das pessoas, os sorrisos que você não via faz tempo... E os silêncios por que serão? E as ausências de que e de quem são? Perceba o sabor das coisas, por favor. Perceba seus momentos únicos! E amanhã quando você abrir os olhos para um novo dia, que você desperte com o sabor de um recomeço. Que o cheiro de café lhe tire da cama e independente de quão frio possa estar o dia, sua casa, sua alma, esteja aí! Por que no bem e no mal há uma lição a ser compreendida. E é preciso que você esteja presente para entendê-la!


Se seus dias hoje se fazem tão sublimes quanto os meus, meu conselho é que você VIVA! Que você diga SIM a toda vida que se derrama aos seus pés. Mas se seus dias não estão como você gostaria, eu te diria, viva ele hoje, porque ele só merece isso de você uma vez! Depois deixe passar!!Não reviva, não mantenha, não segure o que não é bom!


No mais, gente querida, eu espero que estando mais presentes possamos nos manter mais constantes e trazer para nossos dias, todos eles, a força do Divino que a todos permeia. Que sejamos sensíveis a presença efetiva de Deus, para que em todos os tempos tudo faça sentido em nós. Estarmos presentes na vida...isso sim é felicidade! Depende de nós quais os momentos e as pessoas e os lugares que queremos que sejam eternos. Depende somente de nós!!E eu vou lhes contar um segredo: ELES SERÃO VIU! Eu posso dizer em verdade, que eles serão!!


Beijos eternos de luz!


Míriam Souza


POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:
Nenhum tag.
bottom of page